top of page
Taysa Bocard de Oliveira
Experiências
Webrádio Plural (produto do curso de jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto), Mariana-MG - editora de áudio, locução e coordenação
Abril a junho de 2015 - editora de áudio
Agosto de 2015 à agosto de 2016 - coordenadora de edição e locutora do Manhã Mix
Setembro de 2016 à fevereiro de 2018 - coordenadora geral
abril de 2018 - apresentadora Nerdzando.exe
Mídia Ninja, Mariana-MG - fotógrafa e videomaker
Maio de 2016 a novembro de 2016 (cobertura de atos em Mariana e Ouro Preto)
Jornal Lampião (Jornal laboratório da Universidade Federal de Ouro Preto), Mariana-MG - repórter e editora multimídia
Abril a agosto de 2017:
repórter da edição nº 27 - tema violência contra as mulheres
Editora de multimídia edição nº 28 (capacitação dos repórteres multimídia)
link: issuu.com/jornallampiao
Formação
Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana - MG
Jornalismo 2015 - em curso (previsão de término em dezembro de 2018)
Colégio Progressão , Pindamonhangaba- SP - Ensino Médio
2012 - 2014
Colégio Construtor, Pindamonhangaba- SP - Ensino Fundamental I e II
Conheça minha locução e edição
Conheça minha reportagem
Programa Mais Cultura nas Universidades, Mariana-MG - bolsista
Julho a dezembro de 2017:
Podcast Pílulas de Extensão - apuração, roteirização, locução e edição de podcasts sobre os projetos de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto ligados ao programa federal Mais Cultura
Labin - Laboratório de Inovação em Jornalismo, Mariana-MG - bolsista
Fevereiro de 2018 - atualmente:
Podcast Sonorança - adaptação de contos infantis
Revista Curinga (Revista Laboratório da Universidade Federal de Ouro Preto) Mariana-MG - diagramadora
Abril a julho de 2018
link: issuu.com/revistacuringa
Competências
Audacity
Adobe Audition
Adobe Camera Raw
Adobe Lightroom
Adobe Premiere
Google Drive (docs, sheets etc)
Hitfilm Express
Inbound Marketing
Locução
Marketing de Conteúdo
Produção de Conteúdo Web
SEO
Idiomas
Inglês avançado
Entrei na Webrádio Plural em abril de 2015 para edição de áudio. Até então eu nunca tinha cogitado fazer parte da locução. De tanto ouvir e ver os colegas locutores, resolvi tentar também. Nesse mesmo ano, passei a apresentar um programa ao vivo de entretenimento matinal, Manhã Mix.
A proposta era trazer um conteúdo leve para animar as manhãs. Aproveitei da autonomia oferecida pelo veículo e tornei o Manhã Mix num programa de temática geek: nele eu contava as principais notícias do mundo nerd e narrava algumas histórias ("O pequeno príncipe", por exemplo).
Em 2016 me tornei coordenadora geral da webrádio, assim minha locução ficou um pouco para trás. No ano seguinte, tive a oportunidade de produzir podcasts para o Pílulas de Extensão. Sabe o que eu mais gostava nele? Poder ser criativa. Claro que existiam temas que eram mais sólidos e não permitiam um tom mais lúdico, mas a maioria deles sim. O meu favorito é o "Show de Talentos 2"!
Minha locução ficou de lado mais uma vez com o fim do Pílulas. Querendo retomar isso e a proposta de falar sobre o mundo nerd, eu e Gabriel Vaz criamos o Nerdzando.exe. Nessa playlist tem um de muitos episódios. Para conhecer mais é só acessar taysabocard.wixsite.com/nerdzandoexe
Durante a disciplina de "Gêneros Emergentes em Radiojornalismo" desenvolvi, junto ao meu grupo, reportagens expandidas sobre a primeira rua Direita e a Praça Gomes Freire de Mariana-MG. Desenvolvemos roteiros sobre a história desses lugares de uma forma criativa. Veja em www.vozesprimazes.wixsite.com/perfis ou ouça na playlist ao lado.
Esse com certeza foi um dos meus melhores momentos da graduação. Foi com o Jornal Lampião que eu senti que sou jornalista. Com ele que senti na pele o ofício da profissão. E quer saber? Eu simplesmente AMEI.
Gostaria que não fosse mais necessária uma reportagem sobre violência contra mulher (página 5)? Gostaria. Foi feliz ouvir tantos relatos ruins? Com certeza não. Mas é para isso que o jornalismo existe: mudar realidades. Tornar o mundo melhor através de informação crítica e de qualidade.
Afinal, a informação e uma boa comunicação podem tornar tudo muito mais fácil!
Obrigada professores do Lampião, especialmente Tamires Ferreira, e Thalia Gonçalves pela experiência! Ah, é! Não posso esquecer de agradecer à diagramadora Isabely Pignonato!
Conheça meu artigo científico
A necessidade de falar sobre violência de gênero gerou outro fruto, mas dessa vez um artigo que foi apresentado no congresso de comunicação Intercom Jr, em junho de 2018. Mais uma vez, Tamires e Thalia me proporcionando experiências.
Conheça minha diagramação
Usei e explorei o máximo de criatividade possível das páginas 54 a 61. Um exercício de harmonizar três competências: a reportagem, a fotografia e a arte.
Aos professores da Curinga
Que tal um vídeo?
A Webrádio Plural contava com o Mas, Gente na grade de programação. Era um dos programas que mais teve audiência. Sônia Pavão era a mãe, sexóloga, nutróloga e afins que animava as tardes da galera.
O vídeo veio para anunciar a segunda temporada. Foi bastante divertido filmar e editar. Hoje já vejo que equipamentos melhores e um outro horário/condições de clima teriam valorizado mais nossa intenção. Mas o que importa mesmo é a tentativa!
Valeu, Bruno Andrade!
Quer me conhecer melhor ou meus outros trabalhos?
Me mande um e-mail! Prometo responder o mais rápido possível!
bottom of page